terça-feira, 18 de outubro de 2011

MARVADA



Faz um tempo comecei a me interessar pela mais genuína bebida brasileira, a cachaça, tudo começou em um aniversário de uma grande pessoa e amigo, Alceu, que comemorava seus 66 anos, não o via há muitos anos, fosse o Alceu uma marca de cachaça envelhecida seria tão valorizada e cobiçada quanto a famosa cachaça Havana Anísio, que em média tem 8 anos de envelhecimento, sua oferta é restrito no mercado, tal qual igual a companhia do Alceu e família, que guardo num coração de bálsamo, espécie essa de madeira usada pra envelhece-la e usado por mim para preservar as memórias e lembranças do convívio que decantam pela distância.

Neste reencontro conheci a cachaça “Serie A”, cujo letra A significa Angelina, composto com um blend de uma frutinha silvestre chamada Cambuci, cor alaranjado-cristalino, são 500 ml que deve ser servido bem gelado, assim recomendado, eu já tinha tomado algumas cachaças não tão nobres por aí, mais nada comparado, de sabor inédito, levemente adocicado e ao mesmo tempo cítrico, logo no primeiro trago fiquei sensorialmente surpreso, daí pra frente deixei a indispensável cervejinha e rendido cai nos encantos e sabores de Angelina.

Estou muito longe de ser um cachacier e nem pretendo, mais uma coisa é certa ! Virei um apreciador desta agua ardente , sendo  um dos meus hobby  preferido, a cada descoberta, posso dizer com toda franqueza, que Whisky e Cachaça,  tem muitas semelhanças e diferenças entre si , do que sonha a tua filosofia, ambas são consideradas aguardentes, ou seja bebidas destiladas a partir de ingredientes que fermentam, no caso do Whisky a matéria prima é composta basicamente de grãos de cevada malteados, isso mesmo, o malte vem da cevada! Já a cachaça não precisa ser um expert pra adivinhar. Ambas também são produzidas em alambique de cobre, mais a cachaça além de ter em comum o carvalho, pode contar com milhares de espécies, entre elas o bálsamo anteriormente citado, dando resultados surpreendentes, sendo cada cachaça única em seu sabor e contexto. Ao contrário da cachaça o Whisky somente pode ser consumido em sua forma envelhecida, já a nossa cachaça, além da envelhecida, também tem da branquinha, muita mais versátil no preparo de drinks ou já tomou caipirinha de Whisky ?  Nada impede, mais com cachaça envelhecida cai  muito bem , é a famosa caipirinha morena, uma moreníssima delíciosa , experimente e tire suas próprias conclusões, a receitas de cachaças para todos os gostos, com licores, especiarias, frutas como a Cambuci e outros ingredientes. Não esqueçamos que a nossa bebida combina muito melhor com qualquer prato, portanto aprecie com moderação ou não, ! Pois ficar bêbado tomando Whisky dá status, já o cachaceiro não passa de um pau d'água.

Mais onde eu quero chegar com esse papo de bêbado ? Longe de mim convencê-lo de largar seu Whisky, cada bebida tem seus amantes, mais você certamente tem visto a formidável propaganda da Johnnie Walker com o gigante de pedra, em comemoração ao estupendo crescimento de 30% no volume de vendas do último ano só aqui no Brasil, ó-t-i-m-o ! Para a fabricante, no mais, creio que muitos ficaram orgulhosos com a grande homenagem, daí pergunto sobre o orgulho ferido da nossa cachaça, onde está a justa homenagem ? Então pra finalizar, sugiro que na próxima campanha, o maracanã seja transformado num enorme drink de caiprinha pra fazer jus, com cachaça de qualidade e muito gelo de preferência.

Até lá ...Keep Walking Cachaça baby !!



Um comentário:

Amiltonv disse...

Grande texto,

gosto de whisky e de cachaça, tenho uma de parati aqui no Rio Grande que é maravilhosa, aliás vou tomar um trago pensando em você meu amigo.

um abraço

Amilton