quinta-feira, 11 de setembro de 2008

CONTADOR DE HISTÓRIAS


Volta e meia nos deparamos com narrativas fantásticas e muito bem contadas na TV, a meu ver existem hoje, poucos programas que vale a pena assistir! Refiro-me as lembranças de series e programas que marcaram a minha a sua a nossa época de criança e adolescente. Creio que a modernidade é sempre bem vinda e necessária, desenhos como das produções Pixar e outros, são realmente fabulosos! Mais sinto falta daquele universo mágico, teatral, simples de ser! Tudo com muita criatividade.


Programações como da TV Educativa são exceções, com criatividade e dignidade conseguem retratar e mostrar, que é possível produzir programas infanto-juvenis, mesmo com parcos recursos.

Quem não se lembra da temperamental boneca Emília do programa imortalizado Sítio do Picapau Amarelo, lembro-me de um diálogo da personagem com o Visconde de Sabugosa, interpretado pelo ator André Valli, que infelizmente já morreu! !Dizia a boneca: “A vida das gentes deste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama; pisca e anda; pisca e brinca; pisca e estuda; pisca e ama; pisca e cria filhos; pisca e geme os reumatismos; por fim pisca pela última vez e morre”, solta a filósofa. Visconde não satisfeito a cutuca: “E depois que morre?”. Sem titubear, a boneca dispara: “Depois que morre vira hipótese”. Genial Emília e Inesquecível Sabugo.

Hoje um homem adulto, remeto-me aqueles momentos como criança, onde muitas vezes respondia a meus pais como Emília, contestando e sacando perguntas da minha imaginação, com o único propósito e tão somente de fazer com que eles se entreolhassem e respondessem como Dona Benta, sempre muito bem informada e bastante sábia. Dona Benta gostava de ensinar aos netos, várias matérias como Física, Geografia, Astronomia e História, descrevia estas matérias como ninguém de um jeito que todos entendiam. Além disso, sempre gosta de contar histórias.

Hoje essa mesma fonte de informação está ao alcance de um click da internet, fábula? Existe somente em nossos corações de Pedrinhos e Narizinhos, o resto continua sendo puro pirlimpinpin.

Nenhum comentário: