Sabe aquela medida para aferir o avanço de uma população e outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana, chamado de Indice de Desenvolvimento Humano ? Estava pensando neste relatório e cheguei a seguinte conclusão, é como um biquíni, mostra tudo mais esconde o essencial! Serve mais como elemento utópico para estimular o dinheiro suado que nos faz sentirmos mais feliz ou infelizes proporcionalmente, sinceramente ? Não faz nenhuma merda de diferença estar inserido neste ou em outro contexto social, pois como diz Belchior – Eu não estou interessado em nenhuma teoria, em nenhuma fantasia ou em algo mais.
E o mais tradicional noticiário de rádio do país ? A Hora do Brasil, pergunto pra que porra lhe serve ? Aguentamos ela desde 1934, doa os ouvidos de quem doer ! Prefiro ler ou escutar outras ondas do gênero, a ter que aturar essa transmissão fantasmagórica que atrapalha aquele som bacana no rádio que você está escutando, justamente naquele momento único e mágico da sua vida, já notou as coincidências ? Chega a ser cômico a circunstância, é sempre nesta maldita hora que está rolando aquele puta som, parece até sacanagem ! Feito de propósito com intercessão de Getúlio Vargas lá em cima dando risada da sua cara, é pra deixar qualquer maluco aqui embaixo indignado ! Você fica com aquele gostinho de quero mais, te deixaram na mão ! É como ter que cortar o barro no banheiro por algum motivo fútil, cortou o barato.
Meu índice é mais autêntico ! E menos maquiado, como a história de um mendigo que um dia cruzei, lembro-me que ele me parou e começou a fazer uma lavagem cerebral, disse-me com tanta verdade em suas palavras que não queria comida, pois ao contrário da galinha que enche o papo de grão-em-grão, não seria suficiente para matar sua fome, uma refeição ainda que generosa, segundo ele, saciaria sua fome somente por alguns instantes, para tão logo o inferno voltar em dobro novamente, a pinga irmão ! Me perece, mais em contrapartida esqueço que sou um mendigo faminto ! Taí ! Me conquistou com a sua louca filosofia, dei-lhe um troco, porque igualmente também sou filho de Deus e tomo um trago também. No começo da nossa conversa não consegui enxergar sua real necessidade, mais diante da sua autenticidade, fui conquistado.
Aprendi nesta ocasião o significado real do “I.D.H”, compreendi que estavamos em lados opostos de um indice social desigual e injusto, constatei que a verdadeira Hora do Brasil é aquela que encontramos nas encruzilhadas da vida.
Ainda que essa escolha fosse o pior caminho para o mendigo, não tiro sua razão! E se eu fosse indiferente quanto ao seu problema ? Sem ter o mínimo de bom senso, o quê faria?
Nenhum comentário:
Postar um comentário