quarta-feira, 23 de junho de 2010

GOLS DE LETRA


A maioria dos fãs de futebol conhecem muitas histórias que marcaram as Copas do Mundo e até mesmo quem detesta emociona-se com a avalanche de imagens e Hinos Nacionais, particularmente dois registros são inesqueciveis, o da Copa do México em 1986 com Diego Maradona e a Copa da França em 1998 entre as seleções dos Estados Unidos e do Irã.

O golaço que o Maradona fez contra a Inglaterra é tão genial quanto a narração do Victor Hugo Morales, é historica tanto quanto o gol e mereceu todas as lágrimas pela beleza e simbolismo em resposta a Guerra das Malvinas, que deixou muitos corpos estendidos pelo chão, os mesmos corpos que Maradona foi deixando pelo caminho no gramado do estádio Azteca, com 2 a 1 para Argentina, o segundo com as mãos de Deus como declarou.

O segundo registro é o encontro entre as seleções dos Estados Unidos e do Irã, inimigas desde a Revolução Islâmica em 1979. Antes da partida, os jogadores trocaram flores e tiraram fotos abraçados. A partida foi jogada em clima de paz e sem nenhum incidente dentro e fora de campo. O Irã venceu a partida por 2 a 1.

Como seria fácil terminar através do futebol regimes fechados como da Coréia do Norte, como seria fácil encerrar o embargo a Ilha de Cuba, como seria fácil fazerem as pazes Israel e Palestina, Estados Unidos e Irã e outros conflitos, mesmo que de maneira utópica em nossa imaginação, os líderes políticos disputassem seus interesses num simples bater de pênalti, feito final de Copa do Mundo, sentindo a mesma pressão das arquibancadas, os olhos do mundo ! Lá vai Kim Jong-il, para a Marca da Kal, tomou distância, pra fooooooora !!! Barack Obama se prepara, se fazer termina o regime ditador, correu, é gollllllllllllllll, a Coreia do Norte agora é um país livre senhores.


É a vez de Cuba e os dissidentes estão anciosos, Barack resolve encarar e bater por primeiro, correu pra foraaaaa !!! O congresso americano não acreditaaaaa !!! Prepara-se Cuba cheia de marra, lá vem, chutou, bateu na trave, costas do goleiro, entrou é gollllllllllllll !! Chora Cuba, é o fim do embargo, mais Fidel Castro promete protestar na FIFA, já que entendeu que o goleiro mexeu-se.


Israel e Palestina se preparam, mais as penalidades prometem serem longas, como são longas e deveras as inumeras tentativas de acordos e planos de paz para que acabe a disputa entre os dois povos pelo direito à soberania, pela posse da terra ocupada por Israel e pelos territórios palestinos.


Por fim Irã e Estados Unidos, mais Ahmadinejad não abre mão do seu programa nuclear de enrequecimento de urânio e Barack, claro ! Não concorda e protesta, vão todos agora resolver no tapetão do Conselho de Segurança da ONU.


Apita o Árbitro !!! Apagam-se os refletores é fim de jogo.

Nenhum comentário: