quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SAVARIM DISCOS




Em reportagem de um jornal, deparei-me com matéria sobre a “Savarin Discos”, para quem é de Curitiba, essa loja marcou época de muitos roqueiros por aqui ! Na época eu era um Office Boy e ganhava salário de um autêntico Office Boy e como todo Boy que curtia um Rock N’ Roll quando parava em frente a vitrine da loja, simplesmente pirava olhando os discos importados, cada capa era um quadro ! Pra mim era rotina bater ponto lá, pra ver o quê tinha chegado ou encomendado.

Adquirir meus Led Zeppelins era uma obsessão e para tanto vendia quase todos os meus tickets em uma lanchonete, o prazer em colocar as mãos no disco era algo inigualável, sem explicação qualquer ! E valia cada vintém, mesmo tendo que passar o fim do mês enjoando de comer X-Saladas.

Colocar um vinil para tocar, sempre foi um ritual sagrado para todo maluco, cada sujeito tinha seu jeito de manipular o bolachão, tratando-o com carinho, o disco era lustrado e colocado a contra-luz para não deixar qualquer risquinho que pudesse comprometer o charme do audio chiando, gravado como verdadeiramente é ! O absoleto neste instante era absoluto aos ouvidos, tinha alma, personalidade física e emocional.

Os vendedores não eram apenas meros vendedores, eram pessoas que sobretudo entendiam de musica e seus gêneros, entre o vendedor e o cliente existia uma amizade com histórias, bate-papos informais sobre os mais diferentes assuntos, não é como hoje, onde você vai a uma loja qualquer, pede o quê deseja, paga e vai embora, o cara tá mais a fim é de garantir sua comissão e pronto.

A Savarin percorreu o tempo e continua irresistivel, para quem é amante dos mais variados estilos musicais, digo de bom gosto, ela está de portas abertas, e de fato como diz a reportagem, é que nem cachaça da boa ! Aquela típica da cidade de Antonina feita artesanalmente em alambiques antigos e nos engenhos centenários.

Taí uma combinação perfeita ! Um som alucinante do seu gosto, no meu caso um “Neil Young” pra inspirar, acompanhado de um trago de seja lá o que for, então beba com pacirmônia ou não ! Mais sem qualquer moderação musical, que venha o Jazz, o Blues a MPB e o Rock ‘ N Roll com suas saudosas décadas musicais.

Longa vida a Savarim Discos !!! E meu Top Five que marcou essa época:

1- Physical Graffiti – Led Zeppelin;
2- Easy Rider – Trilha Sonora;
3- Pink Floyd The Wall;
4- Barão Vermelho - Carnaval;
5- AC Z DC – Le there Be Rock .

Nenhum comentário: